sábado, 28 de maio de 2011

AS BRUNAS SURFISTINHAS E AS SAMANTHAS MORAES

Saudações Ecológicas aos participantes do blog do Dr Franchico

Neste dia 28 de maio de 2011, o blog está retornando de seu recesso de colocação de novas postagens e dos comentários interdisciplinares do Dr Franchico.
Este recesso teve inicio em janeiro de 2011 e terminou na data de hoje (28/05/11).

O principal motivo para fazer este recesso de cerca de 4 meses foi para responder de forma personalizada, os milhares de e-mails recebidos de várias partes do Brasil e do exterior.

Este blog atingiu 11 mil (11.000) acessos na data do primeiro ano de seu aniversário, em 26 de dezembro de 2010.
Este blog atingiu mais de 50 mil (50.000) acessos no período de seu recesso de janeiro de 2011 até maio de 2011.

Como o objetivo de responder os e-mails de muitos países que não falam a língua portuguesa, utilizou-se as seguintes línguas: espanhola, inglesa, francesa, esperanto.

A maioria dos e-mails eram escritos por mulheres (90%), entretanto, houve alguns e-mails escritos por homens (10%).

Estes e-mails traziam perguntas, dúvidas, histórias de relacionamentos afetivo-sexuais em crise, eles buscavam questionar os fatores que levaram esses relacionamentos amorosos, que iniciavam com muita paixão, amor e prazeres e terminavam com muita mágoa , ódio e sofrimentos.

Percebeu-se que muitos e-mails traziam dúvidas, perguntas e história de relacionamentos afetivo-sexuais semelhantes entre si. Estas semelhanças de vivências afetivo-sexuais se repetiam, tanto nos e-mails de brasileiros, como nos e-mails de pessoas de outros países.

Alguns especialistas em comportamento humano, apontam que devido a globalização do American Way of Life (modo norte-americano de viver ) através de filmes de hollywood, séries de TV norte americana, shopping center, industria da moda; criou-se um padrão sócio-econômico global  dos relacionamentos afetivo-sexuais entre homens e mulheres.
A industria cultural do marketing vende a imagem de que estes relacionamentos amorosos são sempre imunes as falhas humanas, desse modo, quem estiver fora desse padrão sócio-econômico global de relacionamento amoroso, acaba se tornando uma pessoa, vista pelo senso comum da sociedade global, como uma pessoa fracassada , mal amada, ou como portadora de algum tipo de doença psico-social.

Tendo em vista a necessidade de se construir novas possibilidades de vivências de relacionamentos afetivo-sexuais, inteligentes e criativos, além desse  padrão sócio-econômico global de relacionamento amoroso imposto pelo American Way of Life.

Desse modo, optou-se, fazer uma seleção das principais dúvidas e perguntas dos participantes desse blog,  coletadas através  dos milhares de e-mails recebidos.  

Estas perguntas e dúvidas serão respondidas mensalmente, através de videos entrevistas com Dr Franchico. Este novo quadro do blog  se chamará: Conversando Francamente  com o Dr Franchico.

As videos entrevistas serão mensais e começarão a partir da segunda quinzena de mês de junho de 2011.  Percebe-se dessa forma que as dúvidas e perguntas do maior número de participantes brasileiros e estrangeiros desse blog poderão ser respondidas ou refletidas de forma mais ampla.

Abraços Ecológicos
Dr. Franchico

Tema: As Brunas Surfistinhas e as Samanthas Moraes

O tema desta primeira quinzena (final de maio e inicio de junho-2011) está relacionado com duas postagem mais acessada deste blog,  a primeira intitulada A esposa traída pela prostittuição (postada em 19 até 30/04/ 2010) e outra postagem intitulada A Mulher e a Prostituição (postada de 11 até 18/04/2010). 

A escolha do título desta postagem intitulada:  As Brunas Surfistinhas e as   Samanthas Moraes está relacionada com os questionamentos que  as esposas traídas pela prostituição, tiveram sua familias desfeitas, por um marido que troca uma "esposa estável" "segura" e "rotineira" por uma "garota de programa instável" "insegura,  e "avassaladora". Onde essa esposa traída pela prostituição,  busca superar a traição lançando um livro de auto ajuda  biográfica, e se preparando para lançar um filme baseado neste livro de auto superação para ajudar as esposas traídas.

Por outro lado está relacionado também, com as dúvidas das jovens mulheres de classe média, que cansadas de sua vida de patricinhas de subúrbio, buscam uma "vida melhor" através da troca de sua sexualidade e afetividade pelo dinheiro, pela fama e status de ser celebridade sexual  da hora como garota de programa VIP.

Cabe agora a formulação da questão chave:
Dentro de contexto da globalização onde padrão sócio-econômico global de relacionamento amoroso se tornou uma mercadoria de compra, troca e venda.

Pergunta-se qual a  melhor postura de adaptação ao mercado afetivo-sexual dos relacionamentos amorosos? 

Uma postura no estilo Bruna Surfistinha, a garota de programa que encontra seu verdadeiro amor na sua profissão e começa uma vida, além da mesma? 

Ou uma postura no estilo de Samantha Moraes, a bela esposa traída, que perde seu marido para uma garota de programa, entretanto, busca superar-se através do lançamento de um livro biográfico de auto ajuda para esposas traídas e da preparação de um filme com o mesmo objetivo?
Segue abaixo algumas informações a história de Samantha Moraes (esposa traída pela prostituição)  que poderão colaborar para as reflexões sobre a questão chave:


Após seis anos de casamento, foi exatamente isso que aconteceu com Samantha Moraes. Seu marido saiu de casa para viver com Bruna Surfistinha e deixou para trás uma esposa arrasada e duas filhas pequenas.
No livro Depois do Escorpião – Uma história de amor, sexo e
traição, da Editora Seoman, Samantha Moraes conta sua história desde o início, quando conheceu seu ex-marido aos sete anos de idade. Fala sobre como descobriu a traição através de um fio loiro de cabelo e como está hoje, quando deu a volta por cima e conseguiu se recuperar da separação.

Seu livro é uma verdadeira lição de vida para inspirar outras mulheres que temem passar ou passaram pela mesma situação.
E, é também um desabafo bem-humorado de uma mulher batalhadora, bonita e inteligente.

Sobre o Filme:
Ainda em fase de pré produção e negociação para a formação do elenco, o longa metragem Depois do Escorpião, será dirigido pelo cineasta Bruno Azevedo, da Mirage Filmes do Brasil, e o ator e produtor Marcio Rosário, será o responsável pela produção executiva do filme e também fará parte do elenco.
Trecho do livro:

Nunca vi alguém mudar tão rápido. A cada dia vinha uma novidade, como se meu João estivesse desaparecendo e, no seu lugar, no mesmo corpo, brotasse uma personalidade espinhosa.

João sempre foi um homem caseiro. Era raro sair para baladas. Preferia jantares, não era de dançar.

Trabalhava num escritório de direito e cursava faculdade à noite.

Hoje, escrevendo estas memórias, percebo que esses meses em que ele me cobria de presentes, carinho e sexo, coincidiram com os meses em que ele começou a se encontrar com Bruna Surfistinha.

O carro importado que ganhei de presente, na verdade, não era para mim. Mesmo que eu o usasse durante o dia, João sabia que, quando precisasse, poderia pegá-lo para suas novas necessidades de locomoção rápida.”

16 comentários:

  1. Parabéns pela volta das postagens!
    Curto muito este blog.
    Depois de ver o filme da Bruna Surfistinha, acho que a melhor postura só pode ser a da Samantha.
    Carlos, Fpolis, SC

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltaram as postagens!
    Parabéns pelo trabalho relevante feito durante o recesso.

    Respondendo a questão:"Pergunta-se qual a melhor postura de adaptação ao mercado afetivo-sexual dos relacionamentos amorosos?"
    Certamente não é a da Bruna. nem a da Samantha. Estes são casos extremos de tudo o que poderia dar errado. As duas são figuras que capitalizaram em cima das suas desgraçadas vidas particulres.

    Acho que o amor hoje em dia tem que ser como moda, você não deve seguir padrões. Afinal de contas, temos senso crítico o suficiente para saber quando alguma coisa é uma exigência de nosso verdadeiro eu ou uma exigência do modelo em vigor, que procura fazer a economia crescer sempre.

    Dizer que cada pessoa deve amar ao seu estilo pode parecer redundante, já que nos relacionamentos o mínimo que se espera é autenticidade, mas eu insisto:abaixo a mainstream way, acima a nossa way!

    Ana Maria, Florianópolis, SC

    ResponderExcluir
  3. Fico contente com a retomada de seu trabalho também via postagens. Parabéns por tudo de bom que este blog nos traz.

    As Brunas e Samanthas são fenômenos de grandes capitais, ou melhor do sudeste do país.

    Graças a Deus(a) ainda existem casais se amando e sendo felizes em outros rincões do Brasil.

    Quanto mais simples se faz a vida, mais fácil é ver florescer o amor dentro dela.

    Na verdade, os padrões "impostos" pela globalização, afetam mais a classe média, o que é muito triste. Mas a classe média brasileira já deu a volta por cima de tantos problemas quee ouso estar apostando nela para se safar de mais essa. Iniciativas como este blog ajudam.

    Morgana, Florianópolis, SC.

    ResponderExcluir
  4. Infame não é a Bruna nem a Samantha. Infame é o cara que ficou com a Bruna.
    Já tendo visto o filme e agora vendo as fotos das pessoas reais no blog, cheguei à conclusão de que o cara não bate bem.
    Ricardo, Palhoça, SC.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! A Bruna surfistinha além de ladra é um caso horripilante - cheguei a ficar com pena dela quando no filme aparece uma cena em que ela, já em decadência, diz "hoje não tô dando, tô distribuindo" e acaba atendendo tantos clientes que desmaia.
    Acho que a postura melhor deve ser a da Samantha.
    Rubens, POA, RS

    ResponderExcluir
  6. NICK: Rosinha Algodão
    Procedência:Terra dos Pequenos

    Esse mundo aí de globalização e imposição do American Way of Life, parece um pesadêlo, parece coisa do Sr. do Escuro.

    Aqui no Condado não tem Bruna nem Samantha. Elas não se criariam.

    Aqui tudo é simples e o amor é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  7. Há soluções pra driblar o American Way of Life.
    O jeitinho brasileiro é o melhor. Assim, se você não tem dinheiro prá ir ao shopping e comprar rosas porá sua namorada, mulher, ficante ou seja lá o quê, compense isso dando a ela um sexo quente e divertido. Se você não tem dinheiro prá aparecer pro seu namorado, marido, ficante ou sei lá o quê, sempre como uma top model, apareça de você mesma e se entregue completamente. Pelo menos se ele te amar assim é por um motivo nobre: ele está na mesma situação que você e entende. Melhor ainda, pode ser por um motivo sublime:ele te ama.
    Se não funcionar assim procure outra pessoa, pelo menos você não estará vivendo uma ilusão.
    Tatiana, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Ola Franchico e seguidores do blog, Bom estarmos aqui novamente.
    Bem acredito que adotar uma postura nao é bem o caminho, uma vez que cada situção em nossa vidas é unica, e cada um de nos temos uma viusão e reação a cerca de uma determinada situação, e o mais importante ao que me parece nao é se espelhar eu em algo ou alguem, mas sim viver cada momento seja ele bom ou ruim intensamente e por mais dificil que seja uma situção buscar a superaçã, virar a pagina e ir em busca daquilo que te faz bem.

    ResponderExcluir
  9. Pergunta-se qual a melhor postura de adaptação ao mercado afetivo-sexual dos relacionamentos amorosos?

    A melhor postura é não acreditar que isso seja um "mercado". Vamos pensar em um mundo cheio de homens e mulheres, onde eles possam se conhecer e formar casais, alguns dos quais vão dar mais certo, outros menos certo, alguns vão se separar, mas aprender muito e assim por diante.

    Gabriela, Salvador, BA

    ResponderExcluir
  10. Nick:TINIEL
    Procedência: Wonderwonderland (Floripa)

    Pergunta-se qual a melhor postura de adaptação ao mercado afetivo-sexual dos relacionamentos amorosos?

    Nós, as fadinhas estamos acima disso de "mercado"...

    Falando sério, grças à Deusa a coisa não é sempre assim. Há casais que se amam e há pessoas que têm esperança de encontrar um amor verdadeiro. A estes, desejo boa sorte.

    Aos que fazem o relacionamento melar porque são interesseiros ou encrenqueiros por natureza, que se danem.

    ResponderExcluir
  11. Pergunta-se qual a melhor postura de adaptação ao mercado afetivo-sexual dos relacionamentos amorosos?

    Nenhuma das duas. Acho que as celebridades não podem ser tomadas como exemplos, pois, encará-las assim seria exatamente se vender prá esse modelo sujo do capitalismo selvagem, da globalização.

    Felipe Matias de Oliveira, Recife, PE

    ResponderExcluir
  12. Aí! O doce veneno dessa nova foto de abertura...
    TINIEL AGAIN

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela retomada das postagens e pela nova foto de abertura.
    As duas figuras comentadas são exemplo de estratégia comercial e de pobreza mental.
    Vivi, Maceió, Alagoas

    ResponderExcluir
  14. Fotoa e tema muito legais.
    Claro que não dá prá levar a sério as Brunas e as Samanthas. Acho melhor a gente nem pensar que está inserida em um possível mercado amoroso. Do contrário, tudo perde a graça.
    JU, Andradina, SP

    ResponderExcluir
  15. As Brunas e as Samanthas que me perdoem, mas honestidade é fundamental.
    Sílvio, Petrópolis, RJ

    ResponderExcluir
  16. Ces deux fausses célébrités ne sont pas exemple à quiconque.
    Elles doivent travailler pour vivre.
    Nathalie

    ResponderExcluir