sábado, 5 de junho de 2010

NAMORO EM CRISE

No dia 12 de junho, se comemora no Brasil, o Dia dos namorados, então do dia 1 a 30 de junho de 2010 vamos refletir sobre este tema que está na ordem do dia da vida globalizada.

Questões Chaves: 

Diante dos problemas do cotidiano da vida globalizada,
o que fazer quando o namoro longo entra em crise?  
Dar um tempo?
fazer de conta que está tudo bem?
ou terminar o relacionamento?

Os comentários da psicoterapeuta Rita Romaro, vai nos ajudar a refletir sobre estas questões chaves

O relacionamento deveria durar enquanto houvesse amor, carinho, admiração, troca de afeto, quimica sexual, acompanhado de respeito e cordialidade.

Quando a relação não é marcada por essas atitudes e sentimentos, ou, quando os mesmos deixam de existir com o tempo, talvez seja o momento de se questionar o que realmente se deseja dessa relação.

Sinais percebidos no(a) parceiro(a) que demonstram uma crise no namoro:

a)Falta de tempo para namorar,

b)Ausência de uma clima de afeto e respeito mútuo,

c) Alegação de cansaço constante em relação ao desejo sexual de fazer amor,

Talvez seja o momento de avaliar  se é uma crise passageira (em função do momento de vida de cada um, troca de emprego, de função, dificuldades com amigos ou familiares, período de provas etc), se a relação está apresentando sinais de desgaste ou se o que esperavam da relação quando a iniciaram se modificou.

Caso exista uma vontade de permanecer junto se faz necessário um diálogo.

Porém, se a decisão for a da separação é importante dar valor a tudo o que foi vivido, sonhado junto, trocado, pois isso ninguém poderá tirar, pois esse relacionamento fará sempre parte da história de cada um.

Rita Romaro,
Psicoterapeuta

16 comentários:

  1. Nossa! Que divertido o tema dessa semana!
    Crise é bom! Tem gente que não vive sem as crises desses namoros longos. Prá essas pessoas é ótimo, porque aí elas não conseguem ver mais nada a não ser isso, não conseguem parar de pensar no dia em que o namorado ou a namorada vai poder ter tempo de voltar a lhes dar atenção. Prá essa namorada ou namorado reticente é o máximo, afinal ele ou ela tem o outro coitado em suas mãos - é a glória!!!. Prá pessoas que convivem com os dois ou com um dos dois, é patético.
    Assim, todo mundo se diverte. Que lindo!

    Letícia, POA, RS

    ResponderExcluir
  2. Os relacionamentos passam por crises porque basicamente todas as pessoas mudam todos os dias. Ninguém nunca é a mesma pessoa do dia anterior e nem sempre as mudanças são melhores para ambas as partes. Daí, começam as divergências.

    ResponderExcluir
  3. Diante dos problemas do cotidiano da vida globalizada,o que fazer quando o namoro longo entra em crise?
    Dar um tempo?
    fazer de conta que está tudo bem?
    ou terminar o relacionamento?

    Dê um tempo, dê um tempo para você. Quando você estiver totalmente de bem com você mesmo e com a vida vai aprender a não entrar em namoros sujeitos à crises e problemas tolos.

    Annabela, Curitiba, Paraná

    ResponderExcluir
  4. Os problemas da vida cotidiana não têm muito a ver com a globalização. Estão presentes desde que o mundo é mundo. Na verdade, o problema é que as pessoas acham que namoros são prá sempre, mas eles não são. Eles têm que acabar prá dar lugar a uma nova fase de vivência a dois. Só que se alguma coisa sair do ponto, "azedar" antes disso, o melhor é cair fora, porque não vai dar certo mesmo.
    Se a coisa for prá valer, não vai aparecer a tal da crise, os namorados vão superar os problemas do cotidiano e aí sim vai dar prá passar para a próxima estapa, que também não é eterna, mas pode ser bem vivida.

    Araci, Recife, Pernambuco

    ResponderExcluir
  5. Isso de crise no namoro está muito fora de moda.
    Se não há maturidade para superar os problemas do cotidiano é melhor nem namorar. É melhor arranjar um outro esquema, ficar, por exemplo.
    Já dizia minha vó, "antes só do que mal acompanhada".
    Berenice, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. A globalização pode até ajudar na solução das crises de namoro, pois hoje há muitas coisas para se fazer. As pessoas já não precisam ficar entre quatro paredes como era no meu tempo sem poderem olhar umas prás outras, sem poder nem ver a cara do outro/a.
    Velhinha de Curitiba, Paraná

    ResponderExcluir
  7. O problema não é a globalização, o problema é que homens e mulheres estão cada vez mais distanciados dos verdadeiros valores que podem sustentar uma relação.
    Helena, Maringá, PR

    ResponderExcluir
  8. Os problemas do cotidiano da vida globalizada não têm nada a ver com a coisa. O que se passa é que quando há falta de amor, há falta de tudo, até de vontade de curtir o dia dos namorados.
    Ulrich, Blumenau, SC

    ResponderExcluir
  9. "Porém, se a decisão for a da separação é importante dar valor a tudo o que foi vivido, sonhado junto, trocado, pois isso ninguém poderá tirar, pois esse relacionamento fará sempre parte da história de cada um."

    QUE PRECIOSIDADE ESTE TRECHO DE VOSSO BLOG!
    É A VERDADEIRA RECEITA PARA A AMARGURA.
    HÁ GENTE QUE GOSTA. EU NÃO GOSTO. PREFIRO ANDAR PRÁ FRENTE. PREFIRO PARTIR PARA SONHOS E VIVÊNCIAS MELHORES.
    Celso, Alegrete, RS

    ResponderExcluir
  10. O que é isso, Senhor Mediador e seguidores do blog?

    Vocês cismaram com a globalização?

    Cada época sempre teve seus problemas e todos difíceis de resolver.

    A globalização é um processo com raízes antigas, começando quando as pessoas começaram a viajar para comerciar, tendo um pico alto durante a expansão ultramarina européia e culminando com as mídias de altíssima velocidade como a internet, celulares, GPS e toda essa parafernália.

    Bom, o problema é o seguinte: nada substitui o amor. Até nas sociedades primitivas as pessoas sofrem quando há falta dele.

    E o amor tem que ser incondicional, se não for não é amor. E o máximo que os casais podem fazer no caso é ter relações sexuais,procriar e conviver. E isso é muito pouco.

    Quando o amor é incondicional o casal PODE TUDO.
    Todos os dias são "dia dos namorados".

    Meu pai e minha mãe eram um casal assim - a aceitação entre eles era total.

    Nos meios de comunicação hoje em dia está sendo mostrado um casal bem nesse sentido - é o casal Bella e Edward da Saga Crepúsculo (livros e filmes).

    Que Deus nos ajude que chegue um dia em que eu e meu Puxinho nos amemos incondicionalmente.

    Ana,Florianópolis,SC

    ResponderExcluir
  11. Pues jo no sé cómo hacen ustedes, los brasileños para celebrar el día de los novios (Valentine's Day).
    Brasil es muy caliente y las personas se quedam muy dispersas. No hay la calidad de frío necesaria para unirlas. Ustedes solamente piensam en sexo y las "ficadas". Y mismo los noviazgos son basados en sexo.

    Pillar, Mendoza, RA

    ResponderExcluir
  12. SAUDAÇÕES PARTICIPANTES DO BLOG

    OS RELACIONAMENTOS DE NAMORO LONGO, NO MUNDO ATUAL GLOBALIZADO PODEM ENTRAR EM CRISE POR VARIADOS FATORES.

    OS FATORES MAIS COMUNS SÃO CATALIZADORES DESTA CRISE. PODE-SE CITAR COMO EXEMPLOS: OS CIÚMES, A FALTA DE DIALÓGO, O MEDO DA PERDA AFETIVA, A ROTINIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANO, ONDE AS PESSOAS ESTÃO SUJEITAS A MUDANÇAS DIÁRIAS EM SUAS VIDAS.

    O DEPOIMENTO DE PARTICIPANTE EVINHO POSTADO EM 7 DE JUNHO DE 2010 ILUSTRA BEM ESTAS MUDANÇAS COTIDIANAS NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS.

    "Os relacionamentos passam por crises porque basicamente todas as pessoas mudam todos os dias. Ninguém nunca é a mesma pessoa do dia anterior e nem sempre as mudanças são melhores para ambas as partes. Daí, começam as divergências".


    TODAVIA PARA SE GERENCIAR A CRISE NO RELACIONAMENTO DE NAMORO LONGO,O IMPORTANTE É DAR ESPAÇO PARA O DIALÓGO E NÃO DEIXAR O RELACÃO AFETIVA-SEXUAL CAIR NA ROTINA, PROVOCADA PELOS PROBLEMAS COTIDIANOS.

    SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS
    DR. FRANCHICO
    MEDIADOR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus! Se as pessoas mudam todos os dias é porque são falsas. E para falsidade, nem espaço de diálogo e nem mudanças de rotina resolvem.

    Anômima.
    Procedência: Forks (pelo menos de coração).

    ResponderExcluir
  14. Duda Cechinel!
    Pelo amor de Deus, volte a postar no blog!
    I miss you and your brilliant insights.
    TINIEL

    ResponderExcluir
  15. Bom acho que a crise no namoro vem diante da rotina cotidiana. As vezes as pessoas deixam que relacionamento esfrie e ñ fazem nada para reverter a situação em parte os dois devem tomar a iniciativa e procurar reverter a situação porque quando amamos sempre vale a pena tentar mas uma vez até porque o namoro ñ e só flores mas também tem espinhos.E exige que cada um tente converte as situações..

    ResponderExcluir
  16. Eu to desesperadaaa!faz um ano que estou com meu namorado,ele sla a gente se da muiito bem,bom mesmo ele falando que não me quer ele me liga toda a noite e a gente fica horas conversando,assistindo o mesmo canal de TV ele na casa dele e eu na minha e a gente fala sobre oque esta passando,eu nao me vejo sem ele NUNCA,a familia dele me adora de paixão meu deus sera que ele tem outra,ou só quer dar um tempo?? ME AJUDEM

    ResponderExcluir