segunda-feira, 5 de abril de 2010

A ESPOSA TRAÍDA PELA PROSTITUIÇÃO (A PRIMEIRA MAIS VIZUALIZADA- DESDE ABRIL DE 2012 ATÉ NOVEMBRO-2013)

O tema A ESPOSA TRAÍDA PELA PROSTITUIÇÃO é primeira do ranking das 10 (dez) mais vizualizadas desde abril de 2010 até novembro de 2013 neste blog.

Estamos dedicando o mês de novembro de 2013 para reflexão sobre o lado da esposa traída pela prostituição, daquela que geralmente é enganada e abandonada pelo marido, quando ele transforma a sua amante profissional de programa em nova esposa oficial.

Pergunta Chave do Mês de novembro de 2013:


Como uma mulher esposa pode superar a dor e o sofrimento da traição e do abandono do marido que trocou ela por uma garota de programa?

O texto abaixo da feminista e ativista dos direitos humanos, Jarid Arraes vai nos ajudar nesta reflexão do mês de novembro.

PROSTITUIÇÃO E TRAIÇÃO
Durante uma conversa sobre prostituição – mais especificamente sobre as chamadas prostitutas “de luxo” do meio universitário, que frequentam discretamente a faculdade muito bem arrumadas e despertam, no máximo, algumas suspeitas nos mais intrometidos – eu disse, em tom de brincadeira, que acho a profissão muito digna.

Fui questionada com indignação e, percebendo a mudança de tom, confirmei que sim, vejo a prostituição como um trabalho nobre.
 

A princípio, defendo essa posição por uma razão bem simples: o corpo é da prostituta, logo, que ela faça o que bem quiser com ele. O direito de ser dona do próprio corpo, independente das suas escolhas ou moralidade, é um principio básico da dignidade da mulher – algo que, para mim, sempre pareceu óbvio.

Afinal, todos os seres humanos devem ser livres para fazer o que desejarem com seus corpos. Não há motivo, então, por que as mulheres não deveriam ter essa mesma liberdade; o valor de uma mulher não deveria depender das atividades sexuais nas quais ela se engaja – ou deixa de se engajar.
Só que para muitas pessoas, o problema da prostituição não se encontra na liberdade com o corpo, e sim na possível influência que as prostitutas exercem sobre os homens “de família”.

Geralmente, essas pessoas questionam: como essa profissão pode ser digna quando elas ganham o equivalente a um salário mínimo em uma única noite enquanto tantas pessoas trabalham um mês inteiro por esse mesmo valor? E o que dizer do fato de que elas fazem com que os maridos de outras mulheres traiam suas famílias e tirem comida das bocas de seus filhos?

Não gosto disso nem um pouco. A começar pelo fato de que nem todas as prostitutas o são porque assim desejam – não dá pra negar a indústria que coíbe muitas dessas mulheres. Mas, principalmente, porque acho inconcebível ocultar a procura do próprio homem pelo serviço e colocar na prostituta a responsabilidade pela traição; como se houvesse qualquer tipo de coação e o pobre homem fosse apenas uma vítima da sedução dessas crápulas.

Quem busca a prostituta é o homem – ou, quem sabe, a mulher – e assim o faz a partir da própria vontade. Os motivos podem ser muitos, mas o ponto principal é que se trata de uma escolha, tomada conscientemente e seguida por uma procura ativa onde o sujeito precisa pegar o telefone ou se deslocar da sua casa para abordar a prostituta.

Sabendo que o suposto “pai de família” optou voluntariamente por pagar uma mulher pelo seu serviço, como culpá-la pelo dinheiro mal utilizado e pela negligência com a alimentação da família? Ora, não faz sentido. Aliás, essa é uma tecla na qual eu bato desde muito cedo: quem quebra o compromisso é que é o traidor e não quem participa da traição.

Claro que aqui caberia todo um debate sobre o que configura traição para cada casal, mas seguindo a linha de raciocínio padrão, foi o homem que se comprometeu com sua esposa, namorada ou noiva; logo, é ele quem deve honrar esse compromisso. A prostituta, que nem sequer conhece a outra parte envolvida e jamais entrou em acordo de fidelidade algum, não pode nem deve se responsabilizar pelo acordo de exclusividade sexual ou sentimental do seu cliente.

Prostitutas não são ou, ao menos, não deveriam ser menos dignas por causa da vida sexual alheia, assim como não são menos respeitáveis devido às suas próprias escolhas sexuais.

Além disso, ainda se hierarquiza o valor dos trabalhos utilizando como critério as classificações de tipo de esforço – físico ou intelectual. Uma mulher que trabalha como coletora pública, profissão popuparlmente conhecida como gari, é uma trabalhadora respeitável e se esforça fisicamente por um mês inteiro para receber um salário mínimo; sabemos que se trata de uma profissão nobre e importante, certo?

E quanto à secretária que trabalha meio período, sentada, para um grande executivo e ganha mais que o triplo de um salário mínimo? Seria esse trabalho menos digno somente porque não exige o mesmo esforço físico, mesmo que o salário seja muito mais elevado? O que dizer então das moças que participam de feiras de automóveis, posando ao lado dos carros e motos, e que são pagas por cada hora em que ficam lá, sorrindo enquanto exibem seus atributos físicos? O quão nobre é esse trabalho?

Por causa do confronto à moralidade, a dignidade do trabalho feminino é desvalorizada hierarquicamente, de acordo com o grau de manifestação sexual apresentada. Talvez porque a liberdade e autonomia sexual das mulheres incomode, já que temos a metalidade de que a prostituta é a responsável pela traição de nossos parceiros praticam; ou, quem sabe, porque aprendemos a tratar prostitutas como seres abjetos cujos sentimentos são irrelevantes. Pode ser porque aprendemos a chamar de burras as mulheres que se enquadram no padrão de beleza e fazem uso profissional de suas imagens.

A verdade é que questionamos demais cada indivíduo sem pensarmos sobre o que há por trás de nossas opiniões e preconceitos.

JARID ARRAES
Diretora do FEMICA,
colunista na Revista Fórum,
estudante de Psicologia,
feminista e ativista pelos Direitos Humanos.

21 comentários:

  1. Nick: Rose Cotton
    Procedência: Hobbitown

    Como uma mulher esposa pode superar a dor e o sofrimento da traição e do abandono do marido que trocou ela por uma garota de programa?

    Uma mulher, esposa ou não esposa, pode superar a traição de um homem, esposo ou não esposo, simplesmente ignorandoa-a. Isto quer dizer que ela não deve vivenciar "a dor e o sofrimento", e sim, se comportar como se tudo fosse festa e se decartar logo do dito homem. Ela deve pensar o seguinte: - se ele está se comportando assim, não faz mais parte de minha vida. É o famoso deu prá ti.

    Quando uma coisa assim acontece lá na minha aldeiazinha, a mulher volta prá casa e diz que não conhece mais o marido, que não sabe quem é aquele. Aí os anciões da vila removem o cara lá prá perto do que ele gosta (garotas de programa) e trazem outro halfling prá ficar com a "traída". E todos ficam felizes.

    Mas nas sociedades complexas como a da Samantha, só resta mesmo fazer o que ela fez, aproveitar a onda prá arrumar outro trouxa, ficar famosa e descolar uma grana.

    assinado: Rose
    (em dia de meter o bedelho nas neuras chatas das sociedades complexas).

    ResponderExcluir
  2. Para todas as mulheres que tem um amor não correspondido, ou traido por um homem.
    Abraço

    http://www.youtube.com/watch?v=Sb2rTyIjPYE&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  3. Antes de ter que superar problemas com traição, é melhor tentar evitá-la ou ser imune a ela.
    Aí vão algumas dicas:

    1)Seja você uma esposa, uma amante, uma namorada, uma ficante etc. nunca more com o seu dito cujo ou qualquer coisa que ele seja. More em casa separada e de preferência longe, porque aí ele só vai te ver super produzida, linda e maravilhosa (com o dinheiro dele, é claro). Não importa que você não seja assim, o importante é que ele vai te ver assim.

    2)Explore o dito cujo o máximo que você puder. Os homens adoram ser provedores.

    3)Maltrate bastante o dito cujo. Despreze-o até na hora do amor, ele vai se apaixonar cada vez mais.

    4)Não esqueça de criticá-lo e tentar mudá-lo bastante. Isto é um fetiche para os homens. Os homens precisam pensar que nunca são bons o suficiente para você.

    Com essas dicas você nunca perderá seu dito cujo prá Bruna Surfistinha.

    Anônima

    ResponderExcluir
  4. A Samantha Moraes merece os parabéns!!Deu volta por cima no seu relacionamento amoroso... Eu mesma já passei por uma história semelhante. Éramos apenas namorados, e fui trocada por uma garota de programa. Na época fiquei chocada, decepcionada, magoada,... em fim fiquei traumatizada. Mas, em momento algum perdi a compostura. Simplesmente, me afastei, engoli a raiva e pensei isso vai passar... e mesmo gostando muito busquei um novo relacionamento. Pois acredito que um novo amor vai apagando as cicatrizes de um relacionamento mal resolvido. Não fiquei amargurada e fechada para um novo amor... e isso foi fundamental para mim reagir e ver que o mundo não tinha acabado. Depois disso tive alguns relacionamentos amorosos, hoje não moro mais na minha cidade, estou namorando e muito feliz. Não tenho mais interesse em saber como meu ex-namorado está, porque não tem mais importância na minha vida.
    Marlene, Manaus/AM

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr. Franchico!
    Parabéns pela mudança do visual do blog. Adorei os galeguinhos da foto do início de página. Parecem um casalzinho bem típico dos desencontros da vida amorosa - ela fazendo biquinho, emburrada e, ele com cara de enfezado.
    Que tal colocar junto a esta foto uma foto bem estereotipada de um encontro da vida amorosa?

    Quanto a superar traição... ninguém lida muito bem com isso. E nem todas são a Samantha Moraes. Mas, de qualquer maneira, acho que a chave é esquecer e seguir sempre em frente.

    CPM Cosmopolita.

    ResponderExcluir
  6. Gerusa, Recife, Pernambuco

    O caso dessas duas - Bruna Surfistinha e Samantha Moraes é de esperteza pura. Cada uma a sua maneira só o que fez foi faturar e ambas se arrumaram na vida.

    O problema da prostituição e da traição para as mulheres comuns é bem mais complicado.

    Superar traição é muito difícil, porque traição é rejeição. No entanto, quando uma pessoa tem respeito por si mesma, há a possibilidade de se trabalhar para não sofrer muito (ou pelo menos para sofrer consciente, com os dois pés bem no chão e já pensando em como ir à luta e seguir em frente com o máximo de dignidade possível).

    A verdade é que para a maioria não é dado o acesso midiático que os dois "exemplos" (Bruna e Samantha) tiveram, a não ser em programas de baixaria.

    Tem gente que não se sujeitaria a isto. E a sorte é que também tem outros canais para se resolver o problema - terapia, ombro amigo dos verdaeiros amigos e por aí vai.

    ResponderExcluir
  7. Traição não se supera, se engole. E a gente engole só pq sabe que vai engolir um prato muito melhor que é a vingança. Controle total é necessário pq a vingança é um prato que se come frio. Portanto meninada, nada de chorar! Façam festa e fiquem só cozinhando esse pratinho delicioso que começa com a letra 'v' de venci.

    Simone, Londrina, PR.

    ResponderExcluir
  8. bem poderia falar que ela e uma mulher forte, pq aprendeu com seus erros e seus acerto a vida foi generosa com ela, por ser bonita e ter vontade de dar a volta por cima, olha ela esta de parabens, mas pra ela foi dificil , mas existem dificuldades maiores, ela deu a volta por cima, esta bem vcom um cara legal bonita, mas gente perceba as mulheres que nao estao "no paradigma da beleza esperada" pobre com filhos e sem ninguem, quem ajudara essas mulheres, a realidade nao e essa, e outra de um Brasil aonde as mulheres sao traidas , espancadas e muitas vezes precisa ficar calada com medo de sair e dar um basta naquilo. essa mulher linda pra ela foi sofrida, mas pra ela foi mas facil, encontrou alguem que ajudou la , mas nem todas as mulheres podem fazer isso, isso e 1% da mulheres que conseguem sair dessa condiçao e lutar, as vitimas de abandono aonde sao traidas por prostitutas ou nao, aonde precisa aguentar e aprender a conviver e ainda dar graças a deus por ter um homem que ajude -as, muita coisas mudaram, essas mulheres que consegue sair e consegue viver bem depois, precisa encontrar forças e ajudar outras mas pobre carente de amor e finnceiro, precisamos encontra ongs que apoie essas mulheres a sairem dessa condiçao e dar condiçao a elas a ter uma uma condiçao interior melhor, tanto se foi falados que as vezes acharmos que as coisa vai ficar no vazio, vc ja pensou que essa senhora pode pagar um psicologo e foi mas facil e quantas nao pode, olha nao estou condenando essa mulher nem e culpa dela apenas quero que pense em tantas mulheres que nao tem ninguem e nosso governo nao estao nem ai pq sao bobagens de sentimentos, tem assuntos mais importante, acorda, as mulheres precisa aprender a ser feliz jane brasilia

    ResponderExcluir
  9. Sigam o link sugerido na postagem do Duda Cechinel!
    É imperdível. É o mais popular da cultura popular.
    Pena que a galega e a morena fizeram um finzinho meio discretinho. Juro que eu esperava mais do fim das duas. Mas dá prá imaginar uma festinha mais hot quando a galega voltar prá mais uma "visitinha".
    O bom é que sempre depois do "the end" fica a imaginação...
    Ah, acho que pode ser uma solução bem funcional prá traição, deixando o nível menos pop, escolhendo bem a visitinha, com um ambiente mais sophisticated. Até eu...

    ResponderExcluir
  10. Nome: Rogério
    Procedência: Florianópolis

    Se você foi traída, se você tem qualquer problema sério não fique nesse falso mundo das soluções fáceis, entregue-se ao Senhor. Só Ele salva. Só ele redime. O Espírito Santo te orientará. Você terá uma fé inabalável e ficará imune à toda essa baixeza. Verá que Brunas e Samanthas não são exemplos para ninguém. Sua vida será abundante, plena.

    Palavras do Senhor Jesus: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade pois passei por uma trainçao no meu casamento,meu marido mim trai com uma garota de programa mas com fer em nosso senhor jesus cristo.tudo passou pois hoje pedoei meu marido e estamos vivendo uma nova vida pois tem q pedoa para sermos perdoado.q deus mim abençoi.

      Excluir
  11. Não acho que a Samantha Moraes e a Bruna Surfistinha sejam exemplos prá ninguém. Elas são frutos de muito oportunismo, bem alavancado pela produção da mídia.

    Para pessoas comuns o que vale mesmo quando há traição é o recomeço. O sofrimento é um ritual de passagem que precede esse recomeço, esse renascimento. Não é bom que seja ignorado e também não é bom que seja alimentado. Evasão e vitimização não levam as pessoas para frente. O sofrimento deve ser transmutado em uma semente boa e talvez até num alicerce para se construir a vida com mais cuidado, com mais amor por nós mesmas e pelos outros, pois assim não trairemos e não seremos traídas (já que então atrairemos para nossa vida só quem estiver em sintonia conosco).

    TICIANA / SÃO JOAQUIM / SANTA CATARINA

    ResponderExcluir
  12. TICIANA (SJ/SC) postando de novo.

    Como já disse não acho que a Samantha e a Bruna sejam exemplos prá uma vida real, mas acho que elas servem como exemplo prá um aspecto da vida que a gente deve ter sempre em mente: a impermanência de tudo.

    Supondo que a mulher está lá casada, tudo direitinho, e de repente aparece uma Bruna prá balançar a bolha de estabilidade que o casal (ou só a mulher) pensava que vivia. Já não é mais nem um sinal de que as coisas precisavam ser mudadas - é uma evidência.

    A "surpresa" vai passar.
    O sofrimento vai passar.
    Até a fase de mudanças que iniciam o novo ciclo vai passar.
    E por fim talvez até o novo ciclo passe e outros se iniciem.
    Impermanência é a CHAVE da questão.

    Vida conjugal, amor, situações econômicas/profissionais boas ou não, tudo passa.

    A única coisa que não passa é a amizade. Ela se renova, mas não passa.
    Portanto, a minha sugestão para todos é que "invistam" (eu, pessoalmente, odeio esta palavra, mas meus professores, alguns psicológos e pessoas que trabalham com auto-ajuda acham apropriado utilizá-la) em amizades, muitas amizades. Se você tiver uma ou duas que sejam verdadeiras, você já é uma pessoa privilegiada. Não há traição do besteirol que é a vida conjugal que possa acabar com uma pessoa que tenha esse suporte ('suporte' também é uma palavra que também não gosto muito, mas vou deixá-la aqui prá tentar passar minha mensagem).

    Espero não ter sido muito chata.
    Obrigada,
    TICIANA

    ResponderExcluir
  13. SAUDAÇÕES PARTICIPANTES DO BLOG

    A MELHOR MANEIRA DE SUPERAR QUALQUER TIPO DE DECEPÇÃO É ACREDITAR EM SI MESMO.

    NO MUNDO GLOBALIZADO, ONDE VIVEMOS, AS PESSOAS SOFREM DIARIAMAMENTE UM BOMBARDEIO DE NOTICIAS NEGATIVAS ATRAVÉS DA IMPRENSA (TELEVISÃO, RÁDIO, JORNAIS E REVISTAS ETC0

    ESTE BOMBARDEIO DE NOTÍCIAS NEGATIVAS, ONDE OS SERES HUMANOS SOFREM TODOS OS TIPOS DE VIOLÊNCIA (ASSALTOS,ACIDENTES,ENCHENTES ETC)GERA NA CONSCIÊNCIA DO BRASILEIRO, UMA IMAGEM NEGATIVA DE SI MESMO.

    ESTA IMAGEM NEGATIVA DE SI MESMO, É UM DOS FATORES QUE GERA UMA SER HUMANO INSEGURO, QUE NÃO ACREDITA MAIS EM SI MESMO, OU SEJA, ELE DUVIDA QUE AS COISAS PODEM MUDAR PARA MELHOR NA SUA VIDA.

    ESTE SER HUMANO INSEGURO,AO DUVIDAR QUE AS COISAS PODEM MUDAR NA SUA VIDA PARA MELHOR, ACABA TENDO ENORMES DIFICULDADES DE SUPERAR AS DECEPÇÕES IMPOSTAS PELO MUNDO GLOBALIZADO.

    DESSA FORMA, DEVEMOS FORTALECER A ATITUDE DE ACREDITAR EM NÓS MESMOS, OU SEJA, BUSCAR NOS AUTO CONHECER NOSSAS MEDOS E FRAGILIDADES

    BUSCAR, AUTO CONHECIMENTO É FORTALECER A CRENÇA QUE SE HOJE OS PROBLEMAS ESTÃO QUASE IMPOSSÍVEL DE SE RESOLVER, AMANHÃ A RESOLUÇÃO DESTES PROBLEMAS SERÁ REALIZADA, SE ACREDITARMOS E FAZERMOS NOSSA PARTE PARA QUE A SUPERAÇÃO DAS DECEPÇÕES SEJA SUPERADA NA NOSSA VIDA.

    ABRAÇOS ECOLÓGICOS

    DR FRANCHICO
    MEDIADOR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir
  14. Apoio Bruna Surfistinha sempre!
    Ninguém manda no coração , e traição acontece mesmo ,acuisam ela por ter sido garota de programa,povo mais Hipócrita!

    ResponderExcluir
  15. Como uma mulher tão linda e dedicada como ela foi trocada pela Bruna Sufistinha?
    A vida não é so sexo, existe muitas coisas prazerosas de se fazer também.

    ResponderExcluir
  16. Discordo da Ticiana, pois investir em amizade e dificil! Para vc ela e sempre verdadeira, ate que venha o grande golpe. Fui traida pelo meu marido com uma pessoa que eu achava que era minha amiga, ela tambem casada, saimos e viajavamos juntos, frenquentavamos as casas uns dos outros , ate que eu escobri que eu e o marido dela estavamos sendo traidos! Nem posso avaliar quao foi dolorido, e quando eu descobri eles se separaram e ele voltou, tenho tentado, mas nao consigo confiar nele, e ja acho que nao o amo como antes, mas tambem nao consigo seguir minha vida, nunca tive outro homem, apesar que ele acha que eu o trai por vinganca, mas nem isto eu fiz, mas deixo ele achar que sim, pelo menos senti um pouco do gosto amargo da traicao, porque a dor que senti ele nunca vai sentir, pois ela era como uma irma, foi muito cruel da parte deles, podiam ter assumida a tal paixao avassaladora e me deixado viver minha vida, mas nao tiveram que fazer tudo e figir, enganando tambem os nossos filhos e os filhos deles.. Tenho um nojo tao grande do que fizeram, as vezes acho que so estou esperando a hora de dar o troco. Mas nao quero isti, quero viver minha vida e ser feliz, mas nao consigo esquecer....

    ResponderExcluir
  17. Uso o anonimato pela vergonha de ter sido traída, pois considero essa uma das piores humilhações. Vou pedir o divórcio depois de nove anos de casada, pq descobri a suposta traição do grande amor da minha vida com uma prostituta. Fomos extremamente felizes em nossa união, principalmente no sexo que era maravilhoso pros dois, até ele começar a ver pornografia na internet, por incentivo de colegas. Qd descobri, comecei a adoecer por causa dos ciúmes descontrolados e hoje me trato com psiquiatra, psicólogo e medicações controladas. Acabo de perder o nosso tão sonhado e desejado primeiro filho, aos três meses de gestação, devido aos problemas emocionais. Ainda estava na quarentena do aborto, qd descobri na carteira dele contatos de prostitutas e prostíbulos. Ele nega, afirmando ter sido um teste para ver se eu continuava fuçando as coisas dele, mas eu não acredito mais nele, pois já havia alertado que qd as pessoas se expõem a pornografia ficam vulneráveis a muitos outros desvios da sexualidade: prostituição, pedofilia, zoofilia, homossexualismo, lesbianismo, menages a trois, sexo grupal , frigidez, impotência, etc. Hoje, espero refazer a minha vida, mas o trauma e o sofrimento é muito grande e não tem sido fácil. Fica aqui meu relato e conselho: sexo só vale mesmo a pena, com amor e respeito ao parceiro.

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre falo e sempre vou falar homem gosta de mulher vagabunda, safada se ele for corno ai mesmo e que ele gama. eles nao estao interessados em uma mulher que trabalhe que seja companheira, boa dona de casa os valores para eles sao outros, querem mesmo e saber do tamanho da bunda. fraquinhos coitados.

    ResponderExcluir
  19. DR:
    Eu tenho um relaciono com uma pessoa a 9anos logo depois do namoro começaram as briga e agressões depois de quatro anos nos não dormias mais junto mais trançávamos mais foi ficando pior eu me envolver com outra pessoa, mais o meu ex: marido não saiu de casa eu dormi com a outra pessoa que tinha me envolvido achegar em casa meu ex: marido pediu pra conversar comigo eu e fim nos traz. meses depois seu descobri minha gravidez foi uma loucura ele só sabe me xingava mais com passar do tempo veio a notícia que era um menino ai tudo mudo nos ficamos melhor rum com outro durante mais três anos ate meu filho adoece ai eu fique loca atrais de pessoas pra dor sangue pra ele ai eu o passando veio a tona o homem que eu tinha me em volvido tinha o mesmo tipo de sangue do meu filho ai ta a duvida e de quem meu filho do homem que eu amo ou ,de quem eu convivo ele e o pai da minha primeira filha mais não amo ele mais a muitos anos tenho medo da verdade mais eu não considero um traição por que nos só ficávamos por conveniência mais cada dia que passa ele parecer mais com a paixão do passado como devo conta isso pros meus filhos o meu menino que ele pode ter outra pessoa como pai dele,e minha filha como ele vai reagi, o de devo fazer ?

    ResponderExcluir