segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DIFERENÇAS ENTRE O CAFAJESTE E O CANALHA.


TEMA DA SEMANA DE 15 a 21 de Fevereiro de 2010:  AS DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM  CAFAJESTE  E O HOMEM  CANALHA.
Esta semana que se iniciou com o carnaval, nos remete a um tema sempre atual, principalmente depois  da vivência caliente das paixões de verão que tiveram seu término na ressaca da quarta feira de cinzas.
Geralmente uma parte do  gênero feminino culpabiliza os homens cafajestes  e homens canalhas pela ressaca do vazio existencial provocado pelo fim da paixão amorosa de verão no final das festas carnavalescas. 
Ou seja para estas mulheres homens cafajestes e canalhas   são farinha do mesmo saco.
Neste caso surge a pergunta chave desta semana:
Dentro do olhar feminino, existe diferenças entre homens cafajestes e  homens canalhas?



Para ajudar a refletir sobre a pergunta chave desta semana, segue as reflexões apimentadas do Cronista Gaúcho Gabito Nunes (conhecido como cronista tragicômico do cotidiano amoroso)
Para algumas pessoas, talvez ambos personagens que representam o folclórico malandro brasileiro são farinha do mesmo saco. Para as mulheres, ao menos as mais afetadas pela perversidade masculina, qualquer indivíduo de barba na cara é igual. Em suma, como costumo frisar, canalha é canalha, cafajeste é mané. Para comprovar com precisão retórica, e de uma vez por todas, sublinhamos abaixo as diferenças cruciais entre os malandros.

Cafajeste é um traidor, pois tem namorada, noiva ou esposa. Canalha não se envolve, não anda mãos dadas, logo nunca é ex-marido ou ex-namorado. Canalha é sempre o amante.

Canalha não se utiliza de bens materiais para impressionar uma gata. Usa suas experiências em viagens, seu ar misterioso e um charme persuasivo, típico de homem solitário. O cafajeste faz valer seu cartão Visa, carro do ano arrastando no chão e camisas pólo da Lacoste.

Para o cafajeste, apenas sua mulher, a irmã e sua mãe prestam no mundo. O canalha sabe que nenhuma mulher vale o que come. Nem a mãe.

O canalha estuda e entende a alma feminina. Ouve Tom Jobim e Vinícius de Moraes e já leu "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus". Cafajeste já assistiu "Velozes e Furiosos" dezenove vezes, no aparelho de DVD do carro. Entende tanto de mulher quanto dos efeitos da crise financeira mundial.

Cafajeste quando transa, conta detalhes e aponta a garota. Quando come uma, diz serem três. Se não tem feito sexo, afirma pegar a vizinha. O canalha padrão nunca revela seus casos e jamais descreve uma foda.

O canalha flerta com a mulher. Abusa de piadas inteligentes, histórias interessantes e desenvolve um bom papo filosófico. Cafajeste não tem o dom da palavra, devido à ausência de assunto e pobreza cultural. Portanto, não consegue diferenciar uma gatinha de um medalhão de picanha assada na abordagem.

Todo cafajeste faz promessa. Diz que vai largar a namorada, vai parar de trair, que vai casar ano que vem. O canalha já antecipa que não presta.

Falando nisso, canalha não mente. Se diz que vai jogar futebol, joga. Questionado se sai com outras, abre o jogo. Quando diz que a garota é especial, é porque ela é. O cafajeste, quando sai com outra diz que estava com os amigos, quando leva uma pro motel garante estar se apaixonando.

Canalha puxa cabelo e dá tapa entre paredes, se a mulher assim quiser. Caso prefira um sexo romântico, gentil e generoso, o canalha faz também. Na cama, o cafajeste trata todas as mulheres como putas, independente da preferência dela.

Se ambos dividissem as qualidades de um homem romântico, o cafajeste ficaria com a pegajosidade, a fragilidade, a postura de sofredor e as rosas vermelhas. O canalha com a sensibilidade, a atenção e os atos surpreendentes e exagerados.

Cafajeste é meio boêmio, só se mete com as menininhas da noite. Já o canalha pega a mulher do vizinho, as amigas da mãe, a colega da faculdade e a namorada do cafajeste.

O canalha nunca se envolve com a mulher de algum amigo ou cara bacana. O cafajeste não respeita nenhum código de conduta do corporativismo machista.

O alvo da cafajestagem são as garotas frágeis, de baixa autoestima e dependentes emocionalmente. O canalha não tem medo de nenhum tipo de mulher. Cafajeste faz a menina se apaixonar por ele, o canalha faz a mulher amar a si mesma.

16 comentários:

  1. Concordo com o que foi dito, por isso ainda prefiro os canalhas, assim continuo me amando. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. B em foi bem explicado a diferença, mas resaltarmos lembra que geralamente isso acontece, pq as mulheres tem uma carencia afetiva muito grande, e isso nao quer dizer que caem pq sao menos estudadas nao, uma pesquisa ja foi feita sobre isso , sejam pobres , ricas, bem concetuada,estudadas ou nao elas caem, pq?? entra a carencia afetiva, no mundo aonde todos correm , aonde nao temos tempos de apreciar o sol, a natureza, alguem vai parar pra amar? nao, ai entra os homens que se aproveitam , geralmente nao liga tanta assim pra ser um bom profissional, sabem se conquistar bem uma mulher terá o que quiser, a mulher carente, sozinha, e que veem as suas voltas homens que geralmente bonitos mas por dentro vazio ou inteligente demais, nao aprecia bem uma mulher, as vezes ate no primeiro encontro se mostra uma gentileza fora do normal,mas o tempo vai mostrando que nao sao tao gentil e nem tanto amoroso, as vezes esquece datas importante, flores, chocolate ou qualquer outra delicadeza, entao entra os canalha e cafazeste pra preencher essas lacuna.Bem avalio que as mulheres muito sozinha se amam mais, pq ninguem nao amara agente, ja passei por isso, achei que acharia o homem da minha vida em cada relaçao quevivir, durava apenas nos primeiros encontro pq o amor nao existia e sim apenas o desejo de alguma coisa a se conquistada, como sexo, ou tirar proveito de alguma coisa. uma mulher que se ame e valorize enxerga com mas facilidade esse tipo de homem, entao antes de entra se olhe no espelho e aprena a se amar, tire vc proveito desse homens nao deixe se levar por palavras doce, quando vc toma consciencia que vc e dona de sim mesma e que pode tomar conta da situaçao as coisa mudam ao seu favor, nao deixe seja canalha ou cafajeste determinar sua vida ou vc fica presa a ele, vc determina o que quer, seja qualquer homem , nao necessariamente canalhas ou cafajeste. vc e dona de vc entao tome conte da sua vida e perceba esse tipos de homens. anonima bsb

    ResponderExcluir
  3. NICK: Tiniel
    Procedência: Florianópolis.

    Não,em geral,as mulheres não têm noção da diferença entre canalha e cafajeste.

    Mas adorei as comparações e acho que todas as mulheres leitoras do blog do Franchico vão se divertir muito com elas e logo identificarão a "sutil" diferença.

    A diferença menos sutil é a que me parece mais identificatória das 2 categorias:
    "Cafajeste quando transa, conta detalhes e aponta a garota. Quando come uma, diz serem três. Se não tem feito sexo, afirma pegar a vizinha. O canalha padrão nunca revela seus casos e jamais descreve uma foda." Adorei essa, como diria uma pessoa que conheço, é "emblemática"!

    TINIEL

    ResponderExcluir
  4. NICK: SMEAGOL/GOLLUM dedicating to DEAGOL
    PROCEDÊNCIA: TERRA MÉDIA

    MY PRECIOUSSS para resssacas de paixõesss de Carnaval:

    Pierrô Apaixonado
    (Noel Rosa-Heitor dos Prazeres)
    Um pierrô apaixonado
    Que vivia sssó cantando
    Por causssa de uma colombina
    Acabou chorando, acabou chorando

    A colombina entrou num butiquim
    Bebeu, bebeu, saiu asssim, asssim
    Dizendo: pierrô cacete
    Vai tomar sssorvete com o arlequim

    Um grande amor tem sssempre um trissste fim
    Com o pierrô aconteceu asssim
    Levando essse grande chute
    Foi tomar vermute com amendoim

    ResponderExcluir
  5. Bah... as mulheres estão por fora... geralmente escolhem o cafa ao invés do cana (que não é brava)

    ResponderExcluir
  6. NICK: A das perguntas tolas
    Procedência: não quero nem dizer prá não me comprometer

    O personagem "Fulano" (José Wilker) de Embarque Imediato é canalha ou cafajeste?

    ResponderExcluir
  7. No meu ponto de vista, temos uma parcela de responsabilidade na existencia do cafajeste e do canalha. Alimentamos estas canalices nos homens a partir do momento que fingimos orgasmo numa transa, agradamos exageradamente o cafajeste, nos curvamos diante de várias situações vividas na companhia machista.Transmitimos ao homem muita segurança e confiança- ele age com tal mediocridade por saber que a mulher está sempre em casa, à disposição dele, esperando para servi-la-. A mulher\namorada faz papel de amiga,mãe, amante e principalmente, empregada.Então como ressaltou a comentarista anterior (anônima), a mulher precisa fortalecer sua alma, seu espirito através da auto-estima, do amor próprio.Precida revelar seus desejos sexuais e realizá-los, sem medo, sem insegurança alguma. Assim conquistando respeito e admiração do homem.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente eu estou dividindo os homens em três categorias:
    E eu classifico as categorias 1 e 2 como machos beta e a 3 como machos alpha. Para quem não sabe, macho alpha é o VENCEDOR e o beta é o PERDEDOR.

    1) Os Sujeitos Agradáveis (90% dos homens)
    É aquele homem "legal", manso, quieto, tímido, demonstra ser "certinho" e romântico.
    Querem conseguir uma mulher com presentes, elogios, flores, etc...
    Esse tipo de homem não costuma seduzir nenhuma mulher que ele sente atração. Na verdade, as únicas mulheres que se aproximam dele com intenção amorosa/sexual são
    justamente aquelas que gostaram dos seus "agrados". Infelizmente essas mulheres
    costumam ter baixa auto-estima e normalmente são as mais carentes-problemáticasfeias.

    2) Os Egoístas (9% dos homens)
    É normalmente rotulado como o "cafajeste" pelas mulheres. São extrovertidos e ousados.O problema desse grupo de homens é que, como o nome já diz, são EGOÍSTAS e não
    estão nem aí para a mulher. Eles APENAS querem receber sem dar nada em troca.
    Este grupo de homens, assim como os "agradáveis", não possuem inteligência
    emocional. Eles carecem de maturidade e muitas vezes são violentos com a mulher ou
    com outro "concorrente".

    3) Os Justos (1% dos homens)
    Aqui temos o grupo de homens que já amadureceram a nível emocional.É o único grupo respeitável pelas mulheres e demais homens.Não perdem seu tempo com medos, bobagens e distrações. Possuem FOCO apenas em seus objetivos e metas.
    Diferentemente dos agradáveis que puxam as mulheres na direção deles com
    excessivos agrados, e dos egoístas que empurram as mulheres com abusos, os
    JUSTOS sabem empurrar e puxar a mulher de uma forma que gere ATRAÇÃO, sem ser
    "mal" ou "bonzinho". Por esta razão é o único grupo capaz de manter um relacionamento a longo prazo com uma mulher realmente atraente e disputada pelos outros homens.Não pode ficar chorando pelos cantos porque uma mulher o rejeitou. Não pode ficar querendo comprar uma mulher que não quer nada com você com presentes caros, elogios, atitudes românticas, favores, etc...

    ResponderExcluir
  9. NICK: TINIEL
    PROCEDÊNCIA: Florianópolis

    Duda Cechinel arrasando de novo com o comentário!

    Mas... vou acrescentar mais algumas categorias (já temos o alpha e o beta, né? Os seríiiiiissimos, de pertinência acadêmica, nem ouso comentar aqui, tudo o que eu não consigo fazer, deixo prá gente grande fazer)

    Alpha, beta...
    Bom, eu acrescento o macho gama e o macho delta.
    (prometo que até aqui ainda está fácil sobreviver)

    O macho gama é aquele que faz você pensar durante muito tempo que ele está no grupo dos 90% e depois se revela, mostrando que é especial. E, o pior (ou melhor, não sei) é que ele faz isso só por esporte.

    O macho gama é aquele que também faz você pensar durante muito tempo que ele está no grupo dos 9%. Até que um dia, ele surpreeende e você é obrigada a "classificá-lo" no grupo dos 90%.

    O macho gama é aquele que te faz pensar, que ele está no grupo estatisticamente difícil do 1%. A gente sabe que esse grupo não existe, e ele também sabe disso... Mas a gente já gamou mesmo, né?

    Até que um dia você decide seguramente colocá-lo em uma caixinha linda (rotulada com 'resistente à classificação') que você abre todos os dias prá ficar com ele, mesmo preocupada com o rótulo.

    E aí depois? Será que o mundo acaba nisso?

    Não. Tem pior: a gente muda de alfabeto e pensa que descobre o macho Y (na verdade, você nunca o descobre porque ele é uma incógnita, ele nem está lá prá ser descoberto, se ele for descoberto vai ser academicamente e aí vamos ter que mudar de alfabeto de novo, a coisa vai ficar intertextual e metaforizada e aí só prá gente muito grande).

    O macho Y tem sempre uma mesma mulher bonita, confiável, confiante e fiel (não importa, ele não se interessa por isso, de qualquer forma). Ao lado dele, ou deles, vem sempre o macho X, um outro homem que também é uma incógnita e você só pode descobrir um dos dois...

    Nem questione o que o macho X está fazendo lá.
    Não se preocupe com a mulher constante, ela é o quadrado da equação. E você quer ser o cubo. É com isso que você deve se preocupar. Isso é o apavorante.

    Se você ainda não conseguiu sair correndo prá bem longe do macho Y, pegue-o simplesmente e coloque-o depressa em uma garrafa, feche bem e pense antes de abri-la. Não fique preocupada com o destino do macho Y. "Tadinho". Se ele quiser ele transforma a garrafa em um 8 invertido, que é o infinito. O seu mundo é que será menor, o dele sempre será maior, será o infinito. O macho Y não é desse mundo. Ele conhece o presente, o passado e o futuro. Está na genética dele. Ele conhece todas as variáveis (aliás, quando ele aparece na forma mortal é sempre um maníaco por controle de variáveis e transita sobre qualquer dos por cento já mencionados, sem se enquadrar em nenhum deles para sempre). É... ele é complexo...

    ... tão complexo, que a equação onde ele está é uma questão de forma, tamanho e aroma também.
    Sim, só vai piorando prá você, vai ficando subjetivo...
    ... e o macho Y nem liga...
    ... ele sabe que o que conta é o fator Y. Ele deve ter estudado Biologia, mas só de leve. A vocação dele é prá outras Ciências, ciências mais subjetivas. Fique desesperada mesmo - ele domina mais que espaço, tempo, tamanho e forma -ele definitivamente não é desse mundo.
    Ele vai tomar sempre uma atitude sábia.

    Sim, sim, sim. Fique mais que desesperada, arranque os cabelos, ponha uma mordaça, tape-se. Fuja! Fuja! Fuja! Fuja enquanto é tempo. Pois, não é a ele que você deve temer, é a você mesma. É você que irá procurá-lo.

    Se você quiser pensar em termos de diferenças, contrastivos, como o Gabito e o Cechinel fique sabendo que a mais básica é a seguinte:
    enquanto você gama pelo macho gama, se diverte com o macho delta, se surpreende com o macho X, pelo Y, você dói.

    E eu não falei ainda nem a metade sobre ele...
    o macho Y é impossível...

    ...inclassificável... (por isso você não conseguiu por rótulo na garrafa, seria perda de tempo)

    Fuja! Fuja! Fuja! Nade para o continente mais distante, voe para a galáxia mais remota. Pelo menos, tente.



    TINIEL

    ResponderExcluir
  10. A mulher constante, me apaixonei por ela, mulher bonita, confiável, confiante e fiel. O macho incógnito parece instigar a imaginação feminina mas deve ficar só na ficção cientifica porque ele está mais para um alienígena de marte, não pode ser deste mundo.
    Achei que o macho Y tem uma frota estelar inteira, com ajuda de tele transporte e tudo que tem direito, pra enfrentar essas mulheres do planeta Terra.

    “... ele sabe que o que conta é o fator Y. Ele deve ter estudado Biologia, mas só de leve.”
    Sim, prefiro estudar Biologia e pouca matemática,e claro que a presença do cromossomo Y determina a masculinidade desse cara.
    O cromossomo X é uma característica que determina as fêmeas, também das borboletas, mariposas e alguns peixes e aves.

    Fique desesperada mesmo com tudo que você não queria ouvir após descartá-lo, “ele não era bom o suficiente pra você”, mas você vai ficar repetindo era sim, “fila tem de andar”, mas podia ter durado um pouco mais, ”ele vai conquistar outra” já se remoendo de ciúmes, “ele é um rapaz encantador, mas não é insubstituível” sentindo muita saudade dele, e vai ouvir alguém dizer que “Há muitos caras legais lá fora”, mas então porque você não acha, onde eles estão?

    “Duda Cechinel arrasando de novo...” você me fascina com suas palavras.
    TINIEL, você é que sempre arrasa quando entra na “Sapucaí” do Blog do Franchico. Abraço

    ResponderExcluir
  11. NICK : TINIEL
    Procedência: Florianópolis

    O que fascina é você Duda Cechinel, não eu.
    Veja porquê no meu próximo comentário.


    Um espacinho prá continuar discutindo o 'macho why'.


    Concordo com você Duda. O macho Y (why) deveria ficar só na ficcção porque não pode mesmo ser deste mundo. Mas infelizmente, considerando seu grau de perigo, ele não fica. E a gente, nem queria mesmo que ficasse. (perceba a insânia e a periculosidade).


    Não sei se o macho why tem uma frota estelar inteira prá "enfrentar" as mulheres desse planeta. Mas certamente ele tem a coisa certa.
    (isso me preocupa!)

    O macho why é muito raro. Só sei de dois. Um é brasileiro e o outro é francês. O brasileiro, conheço mais ou menos. Nunca se conhece um macho why como se deveria.
    (isso também me preocupa!)

    O francês, conheço pessoalmente, mas não constatei nada (só fiquei observando). Soube pela ex-mulher dele, que é uma intelectual da área de Letras. Ela sabe descrever as nuances do fenômeno como ninguém. Eu sou só maquiadora profissional. Vou ver se um dia consigo incentivá-la a postar neste blog. Mas de qualquer maneira, se autorizada, postarei um depoimento.

    Não é fácil descartar o macho why. Ele é relacional. Não é fácil perceber o macho why, ele é relativo. Tem a coisa certa em doses inacreditáveis para algumas mulheres. Para outras, essa coisa nem é tão ótima. Acho que é porque ainda não o viram, não perceberam o potencial, ou o têm há tanto tempo e ele é tão garantido para elas que não o percebem em suas dimensões reais e não o valorizam muito.
    Na verdade, pouco se sabe sobre o macho why.


    O que se sabe é que a mulher fica se perguntando:
    why me?
    why him?
    why now?

    TINIEL

    ResponderExcluir
  12. NICK: TINIEL
    Procedência: Florianópolis.

    Duda Cechinel você é fascinante e arrasador!
    Tenho certeza de que se você ainda não tem, vai encontrar a mulher constante. Bonito você é, cara de confiável e confiante você tem. Fiel, não sei.

    Mas já é mais que meio caminho andado, né? Afinal não se pode querer tudo.


    E aí vamos ao que tenho de importante para dizer. Isto de não se poder querer tudo. Acho que esta, é uma das poucas coisas sobre a qual todos os que postam no blog concordam ("a perfeição não existe").

    O blog é bem diversificado, tem postagens muito diferentes (claro que dentro da temática proposta pelo mediador, mas mesmo assim diferentes). Parece mesmo a "Sapucaí".
    Quando me indicaram o blog e li pela primeira vez, achei as introduções do mediador muito sérias. Não conheço o mediador existencial Dr. Franchico e não sabia o que iria ver. Talvez fosse só pessoas pedindo receitas pro casamento dar certo, prá arranjar um parceiro, namorado, sei lá o quê; ou de repente só homens reclamando das mulheres. Gostei da diversidade, por isso, volto sempre ao blog. Exatamente como os cariocas e turistas fazem com a Sapucaí.

    Mas a princípio,
    o arraso se referia somente a você, Duda.

    TINIEL

    ResponderExcluir
  13. “Isto de não se poder querer tudo. Acho que esta, é uma das poucas coisas sobre a qual todos os que postam no blog concordam (“ a perfeição não existe").”

    Sim, concordo que perfeição não existe e entendo que ela é um peso desnecessário, e se deve querer o que podemos ter que é o que está sob nosso controle, nossas opiniões, aspirações, desejos e as coisas que nos causam repulso ou nos desagradam.
    Conheço o Mediador do blog, e sei de suas aspirações, e que ficar reclamando ou chorando não é a proposta deste Blog.

    “Achei as introduções do mediador muito sérias.”

    Entendo sua percepção, e acho que deve dar sugestões ao Mediador, sei que ele está aberto às sugestões. Todos na verdade, devem contribuir, e dar sugestões para o Blog ficar melhor (tanto no conteúdo como na aparência).
    E sinto que é realmente um prazer poder trocar idéias com você e com os demais.
    Talvez um dia uma das atividades do Blog, uma sugestão, seja fazermos essas conversas num happy hour, acho que seria bem engraçada a discussão.

    Receitas pro casamento não tenho, mas se alguém quiser alguma receita de comida pode me pedir, já que essa é também, uma das minhas paixões.
    Acho que dar certo num relacionamento só tem um jeito, é ir tentando, espero que com tempo, tenhamos adquirido o amadurecimento necessário.
    É um prazer conversar com você TINIEL. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. NICK: TINIEL
    Procedência: Florianópolis

    Olá Duda!
    Será que eu entendi direito? Você curte mesmo cozinhar? Isso é incrível! Que legal!
    Quem sabe um dia elaboramos uma receita inspirada no blog do Dr. Franchico. Ou em alguma coisa especificamente, tipo, receita culinária nota 1000 para um bom canalha.
    Um Abraço,
    TINIEL

    ResponderExcluir
  15. SAUDAÇÕES PARTICIPANTES DO BLOG

    EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE O CAFAJESTE E O CANALHA. O OLHAR DO CRONISTA DO COTIDIANO GABITO NUNES É BASTANTE ESCLARECEDOR:
    O alvo da cafajestagem são as garotas frágeis, de baixa autoestima e dependentes emocionalmente. O canalha não tem medo de nenhum tipo de mulher. Cafajeste faz a menina se apaixonar por ele, o canalha faz a mulher amar a si mesma.


    O CAFAJESTE SE ENCONTRA NO GRUPO DOS HOMENS EGOISTAS, ENQUANTO OS CANALHAS BUSCAM ESTAR NO GRUPO DOS HOMENS JUSTOS (MACHO ALFA)

    ENTRE ESTE DOIS GRUPOS EXISTE A MAIORIA DOS HOMENS QUE TENTAM SER SUJEITOS AGRADÁVEIS PARA AS MULHERES.

    TODAVIA, NESTE MUNDO GLOBALIZADO MUITAS VEZES AS MULHERES ACABAM ESCOLHENDO AFETIVA-SEXUALMENTE O CAFAJESTE OU O CANALHA,DEVIDO A VALORIZAÇÃO DESTES PERSONAGENS NO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (TV, NOVELAS, FILMES, PUBLICIDADE ETC)EM VEZ DE ESCOLHER OS HOMENS QUE SÃO OU BUSCAM SER SUJEITOS AGRADÁVEIS.


    ABRAÇOS ECOLÓGICOS


    FRANCHICO
    MEDIADOR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir
  16. Acho que primeiramente as mulheres escolhem afetiva-sexualmente o cafajeste ou o canalha, pelo seu charme, seu poder de envolvimento e de sedução.. .Mas, em um primeiro momento... Pois, assim como o homem gosta de expor sua mulher como um troféu, a mulher também gosta de exibir seu homem. Porém, quando ela descobre seu caráter... perde-se o encanto...
    O canalha/cafajeste seria um homem para o momento e não um homem para formar uma família. Um homem para ficar e não para casar... A mulher gosta de ter orgulho e admiração pelo seu companheiro. Pauleti – Floripa/SC

    ResponderExcluir