sábado, 6 de março de 2010

MÊS DAS MULHERES: 8 DE MARÇO MULHER

O blog do Dr. Franchico neste mês de Março de 2010  está  totalmemente dedicado às Mulheres, pois no dia 8 de março, desde do ano 1975,  se comemora o Dia Internacional da Mulher instituido pela ONU (Organizações das Nações Unidas).


Este mês de março, será dividido da seguinte forma:


1 até 14 de março 2010 Mês das Mulheres: 
8 de Março O Dia Internacional das Mulheres.


15 a 31 de março 2010 Mês das Mulheres: 
O Movimento Feminista e a  Luta pelos Direitos Femininos.



Pergunta chave: 
Comemorar o dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher)  contribui na efetivação dos  direitos humanos das mulheres no mundo atual globalizado? 

Com o objetivo de refletir sobre este pergunta chave, cabe aqui uma breve descrição sobre o significado da comemoração do Dia 8 Março (Dia Internacional das Mulheres).












O Dia  internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos



A data foi adotada pelas Organização das   Nações Unidas (ONU), em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. 


Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.



Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.


 Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Algumas datas importantes envolvendo Mulheres Brasileiras


O dia 24 de fevereiro de 1932 é considerado um marco na história da mulher brasileira. Nesta data as mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


- Em 1932, aos 17 anos, a nadadora Maria Lenk foi a primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada.


- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.


- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira.


- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.


- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.


- Em 1984, a atleta Aneelise é a primeira brasileira portadora de deficiência visual a ganhar medalha de ouro no atletismo, na prova dos 100 metros rasos, nas Paraolimpíadas da Inglaterra.


- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).


- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.


- Em 1996, em Atlanta, a dupla de vôlei de praia Jaqueline e Sandra deu outra demonstração de pioneirismo: pela primeira vez atletas brasileiras trouxeram para casa medalhas olímpicas de ouro.


Fontes: Sua Pesquisa e IBGE

6 comentários:

  1. As mulheres com certeza são guerreiras pois venceram muitos preconceitos e conquistaram mais espaço em nossa socidade, todavia a luta da mulher por seus direitos é inteminavél pois ela ainda se encontra em uma sociedade arraigada a idéia de que a mulher é o sexo fragil, porem a fragilidade feminina vem de sua sensibilidade, de seu bom senso, do ser mulher o que não significa que a mulher não tem condições de realizar tarefas antes destinadas aos homens. Eu trocaria o termo COMEMORAR por CONCIENTIZAR.Sim ver o dia 08 de maio como o dia da concientização e valorização da mulher, buscar levar a idéia de que mulher é um ser magnifico,que precisa de cuidado, afeto e principalmente RESPEITO,Respeito a um ser que não só cuida da vida, mas gera vidas, A mulher precisa ser VALORIZADA!!!

    ResponderExcluir
  2. Nick: Rosie Cotton
    Procedência: Hobbitown

    Olá Mediador Existencial Dr. Franchico!
    Obrigada pela valorização do Dia Internacional da Mulher.

    Nós mulheres somos presença assídua no seu blog e temos sido tratadas com respeito e recebido insights significativos. Cada linha dos que aqui postam tem o dom de se transformar em mil ou mais linhas na cabeça de quem reflete sobre o que lê. Às vezes o entendimento é difícil, por várias razões: pessoais (às vezes as pessoas não enxergam aquilo que não querem ver), natureza do assunto (às vezes o tema toca mais ou toca menos); pontos de vista bem diversos dos que comentam no blog (mas, às vezes, mesmo não entendendo o teor exato daquilo que alguém postou, ou o "alvo" de um comentário, a gente pensa tanto que acaba usufruindo desse comentário que, parece, a princípio, encriptado. O importante é que juntando tudo isso fica muita coisa boa.
    Então, vamos celebrar!

    assinado:Rosie Cotton (no dia do aniversário do tio do Frodo, que tinha um pouquinho de feminino em sua alma.)

    ResponderExcluir
  3. Bem a valorizaçao da mulher teve avanços significativos, mas ainda precisa melhorar, nos mulheres somos vitimas ainda dos machismos do homens e dos prencoceitos das proprias mulheres, precisarmo criar mecanismo de defesa pq muitas vezes nao podermos ainda falar o que pensarmos sem sermos julgada, ainda fazermos serviços foras e dentro decasa, ainda ha mulheres que sao vitimas do proprios amantes e companheiro, ainda temos uma luta na frente, mas aos pouco venceremos barreiras, mas tambem cairemos, mas a vantagem e que nos mulheres somos fortee e juntas com fe e dedicacao podermos vencer umdegrau de cada vez, agradeço sempre a deus por existirem mulheres que lutaram e sofrerem mas que mudaram a nossa historia, entao vamos sempre tentar quebra o gelo da insegurança e tentar lutar pra melhorar nossa vida mas ainda.M as lembrando somos humana , com dor, sentimentos , alegrias e tristezas, cada qual caminhar com seu passos. Feliz dia da mulher e felicidade pra esse blog tao bom. jane brasilia

    ResponderExcluir
  4. Nick: Rosie Cotton
    Procedência: Hobbitown


    Passando agora para a conquista dos direitos femininos, algumas observações:

    -ter um dia da mulher é legal, mas não é muito inocente. Dá prá pleitear os objetivos políticos que se quiser. Francamente, temos dia do advogado, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, Páscoa... tudo excelente para o comércio.

    -Claro que muitos direitos já foram conquistados. Tantos que alguns acabaram sendo considerados ou reavaliados como "tiros no pé".

    -Não tenho mais paciência para ouvir falar na lei Maria da Penha.

    -Fico pensando na frase que uma amigo me disse brincando: "a embaixatriz é a meretriz do embaixador" e "a embaixadora é a diplomata que representa o Brasil em um país no exterior". Quem teria conquistado mais direitos? Quem estaria mais aparada, a embaixatriz ou a embaixadora? Bom,é um caso a se pensar. Mas uma coisa é verdade, a embaixatriz tem uma vida mais segura e mais divertida, e fica com a parte mais calientemente melhor, prá dizer o mímimo.

    -A coisa toda é "punk", não é fácil nem definir o que são conquistas de direitos, que dirá que direitos são direitos, que direitos são legítimos, que direitos são convenientes etc, etc, etc.

    assinado: Rosie Cotton (em dia de reflexão sobre se é melhor ser garçonete bem requisitada ou mulher do Sam)

    ResponderExcluir
  5. NICK: LISIEL
    Procedência: Florianópolis

    Como minha irmã TINIEL está de férias, resolvi, eu mesma fazer uma postagem, prá dizer como eu acho legal o blog do DR. Franchico e participar deste momento de comemoração.
    Nós, as mulheres conquistamos muito e vamos conquistar mais ainda, sempre respeitando aqueles de quem tanto precisamos e de quem tanto gostamos, os homens.

    Obrigada pela atenção: LISIEL

    ResponderExcluir
  6. SAUDAÇÕES PARTICIPANTES DO BLOG

    O DIA 8 DE MARÇO É CONSIDERADO PELA ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS)O DIA INTERNACIONAL DA MULHER. ESTE DIA SE TORNOU UM MARCO HISTÓRICO E POLÍTICO DAS CONQUISTAS DOS DIREITOS FEMININOS.


    MUITAS MULHERES NO DECORRER DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE TIVERAM QUE DAR SUOR,LAGRIMAS E SUAS PRÓPRIAS VIDAS PARA O PRINCIPIO DA IGUALDADE JURÍIDICA ENTRE HOMENS E MULHERES PUDESSE ESTAR ESCRITO NA DECLARAÇãO UNIVERSAL DO DIREITOS HUMANOS DE 1948 DA ONU E NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988.

    PARABENS MULHERES DO BRASIL E DO MUNDO POR LUTAREM SEMPRE POR UM MUNDO MELHOR ENTRE HOMENS EM MULHERES

    DR FRANCHICO
    MEDIADOR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir