quinta-feira, 7 de julho de 2011

A CONQUISTA DOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES

Nesta primeira quinzena de  julho de 2011 vamos refletir sobre os direitos humanos da Mulheres, as conquistas destes direitos através de muito suor, sangue e lagrimas no decorrer de sua história.

A pergunta chave é:   A Mulher conquistou seus direitos humanos ou simplesmente recebeu estes direitos como uma compensação da sociedade patriarcal e machista globalzada?

A entrevista do Dr Franchico abaixo pode ajudar a refletir sobre esta pergunta chave:
Esta entrevista dada pelo Dr. Franchico ( Prof. Dr. Sidney Francisco Reis dos Santos) para a Jornalista Ana Maria Lima de Carvalho do programa A Voz da Mulher Catarinense do Conselho Estadual dos Direitos Mulheres (CEDIM-SC) da TV da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (TVAL-SC) em dezembro de 2010.

A entrevista trata da evolução histórica dos direitos humanos das Mulheres e de sua luta para superação do machismo nas sociedades patriarcais contemporâneas.

Nesta entrevista também, trata do lançamento do livro do Prof. Dr Sidney Francisco Reis dos Santos intitulado: Debate Interdiscipinar sobre os Direitos Humanos das Mulheres. Florianópolis: Insular Editora,2010.


5 comentários:

  1. A Mulher conquistou seus direitos humanos ou simplesmente recebeu estes direitos como uma compensação da sociedade patriarcal e machista globalzada?

    A mulher conquistou seus direitos humanos (em graus e termos diferentes nas várias regiões do planeta). Não se consegue nada sem um movimento de busca e a mulher fez este movimento. Não se trata de uma compensação da sociedade patriarcal e machista globalizada, poderíamos até pensar em uma adaptação da mesma, mas este seria um assunto para horas e horas de discussão. Mas que fique claro que os dieitos conseguidos pelas mulheres não advieram de meras concessões dos homens e sim de lutas e estratégias engendradas pelas mulheres.

    Parabéns pelo livro 'Debate Interdisciplinar'. Fico duplamente feliz com seu sucesso, pois tenho um artigo publicado nele também.

    Ana Maria, Florianópolis, SC

    ResponderExcluir
  2. As mulheres lutaram muito. Mas a conquista dos direitos humanos é algo que cabe a ambos, homens e mulheres. Penso na luta do proletariado que muitos pensam já ter acabado porque a midia fica difundindo a idéia de que classes sociais não são mais problema. Na verdade, continuam sendo. Há cada vez mais um abismo maior entre ricos e pobres e temos mais é que pensar em lutar pela igualdade entre todos os seres humanos.
    KATARA, Tribos do Sul

    ResponderExcluir
  3. A Mulher conquistou seus direitos humanos ou simplesmente recebeu estes direitos como uma compensação da sociedade patriarcal e machista globalzada?

    NÂO SE PODE NEGAR TUDO O QUE A LUTA FEMINISTA SOMADA A DE OUTRAS MINORIAS CONQUISTOU ATÈ HOJE MAS O QUE MAIS ME INTRIGA È A GRANDE MAIORIA DAS MULHERES QUE MESMO NÂO PARTICIPANDO DIRETAMENTE DETA LUTA DESENVOLVEU "ESTRATÈGIAS" DE CONVIVÊNCIA VANTAJOSA DIANTE DOS HOMENS E DA SOCIEDADE MOSTRANDO UMA INACREDITÀVEL PLASTICIDADE

    HIPHATIA DE POA RS

    ResponderExcluir
  4. A maioria das mulheres nem sabe ao certo que tipo de direito foi conquistado pela luta feminista
    muitas dizem que a conquista de uma maior liberdade e autonomia foi um tiro no pè
    Rafael Uberlândia MG

    ResponderExcluir
  5. Espero que as mulheres nunca deixem que seja roubado seu direito a uma vida digna.
    Parabéns pelo retorno da periodicidade de suas postagens para discussão.

    NICK;Eliseana, uma educadora feliz.
    PROCEDÊNCIA: São Joaquim, SC.

    ResponderExcluir