domingo, 10 de janeiro de 2010

OS OPOSTOS SE ATRAEM, MAS NÃO SE MISTURAM...


O Tema desta Semana de  10 a 16 de janeiro de 2010 é: Os opostos se atraem, mas não necessariamente se misturam.

A vida afetiva-sexual das pessoas no mundo atual globalizado, possui  inúmeros paradoxos do cotidiano.

Um destes paradoxos é atração afetiva-sexual de pessoas com maneira de ver e agir no mundo totalmente opostas.

No senso comum societário acredita-se que os opostos são complementares, ou seja, que  é possivel conciliar as maneiras de ser e agir diversas, num mesmo projeto existencial afetivo-sexual de relacionamento amoroso.

Em relação a questão chave deste semana, podemos perguntar:

È possível construir um projeto existencial afetivo-sexual de longo prazo entre pessoas com maneiras opostas de pensar e agir, sem necessariamente misturar o Ser Existencial de um  com o outro?

Segue abaixo a sinopse de um filme, que pode ajudar a responder esta pergunta chave.



Título do Filme: Mais Uma Vez Amor



Ano da Produção: 2005


Gênero: comédia romântica


Direção: Rosane Svartman


Roteiro de CarlosLombardi.


Elenco: Juliana Paes e Dan Stulbach,


Christine Fernandes e Erik Marmo.





Rodrigo e Lia se amam profundamente e, ao longo de muitos anos, sempre estiveram próximos, ao menos na lembrança um do outro, já que estão sempre se relacionando com outras pessoas.

Conhecemos os dois em uma agradável manhã de 1972, aos 17 anos. A partir daí, acompanhamos seus encontros e desencontros, sonhos e desastres ao longo de toda a vida em uma viagem pelo tempo, vivendo um caso de amor atemporal e a diária comédia da vida real.

Rodrigo e Lia não tem absolutamente nada em comum, a não ser o destino. Ao longo de 25 anos eles vivem um relacionamento fora dos padrões normais, se encontrando na saúde, na doença, na riqueza e na pobreza. Eles até se casam, mas com outras pessoas.

Durante todo este tempo eles vivem um duradouro caso de amor. Eles se conheceram quando eram adolescentes e perderam a virgindade juntos.

Pessoas diferentes, tinham objetivos diferentes na vida: tudo que Rodrigo queria era uma família, um bom emprego, uma vida normal. Lia queria conquistar o mundo. Plantar um filho, escrever uma árvore e ter um livro. Se separaram, sem esperar voltar a se encontrar. Eles eram diferentes. Eles não tinham nada em comum.

Eles se encontram novamente anos depois. Rodrigo está envolvido com outra mulher e Lia ainda está envolvida com seu desejo de engolir a vida. Mas há algo mais agora, algo que eles não conseguem compreender e mesmo assim os mantém próximos.

Eles se tornam amigos, depois amantes e, então, mais do que amigos. Curtem a companhia um do outro e dividem momentos de romance, risadas e dificuldades.

Algumas vezes seus objetivos os tornam mais próximos. Outras vezes os afastam. Mas no final eles descobrem através da experiência afetiva-sexual vivida, que os opostos se atraem, mas não necessariamente se misturam.

14 comentários:

  1. bem relacionamento assim mesmo acho meio dificil de dar certo,penso que so funciona em livros e filmes, no mundo aonde vivermos em busca de prazer instataneo,seria como dizer que conto de fada existem, os oposto nao se atraem e nao consegeu viver muito tempo juntos, mastem uma chance de dar certo se respeitarem a vivencia e o jeito de cada um viver,olhando apenas o aspectos emocionais e deixando a pessoa viver sua vida,mas sinceramente penso isso como um relacionamento dificil e complicado, eu mesmo nunca vivi umgrande amor ou mesmo um relacionamento normal, qual seria a chave mestre pra vc viver um relacionamento amoroso , nao sei mesma, mas estarmos no mundo de descobertas aonde podermos aprender, os opostos se atraem duvido, todos nos possuirmos uma pessoa pre definida na cabeça, homens e mulheres, essa chance de acontecer seria 1 e um milhao , mas sempre e bom ter um blog pra fazer agente pensa como seria bom encontrar um amor seja da forma que for. beijos sempre é bom ver um blog instruitivo. jane BRASILIA DF

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário anterior(postado em 12 janeiro), que algo assim só dá certo em livros e filmes... Acredito que os semelhantes se atraem... opostos se repelem... Podem até ter química sexual, mas no dia a dia, é necessário ter diálogo, fazer alguma atividade em comum. Franchico, parabéns pela iniciativa do blog. Dez! Bjs, Pauleti - Floripa/SC

    ResponderExcluir
  3. BEM A PRINCIPIO OS OPOSTOS PODEM ATE SE ENVOLVEREM PORQUE TUDO É NOVIDADE E O NOVO ATRAE AS PESSOAS, POREM SE AS DIFERENÇAS DE OBJETIVOS FOREM MUITO GRANDES A TENDENCIA DESTE CASAL É SE SEPARAR,POIS ACREDITO EU QUE PARA UMA VIDA A DOIS HARMONICA É NECESSÁRIO MAIS QUE AMOR É PRECISO COMPREENSSÃO E PRINCIPALMENTE OBJETIVOS COMUNS,POIS QUANDO PARAMOS PARA PENSAR EM UMA RELAÇÃO SABEMOS QUE ESTA É CONSTITUIDA DE DOIS SERES QUE SE GOSTAM E TENTAM VENCER AS DIFERENÇAS EM BUSCA DE UM MESMO OBJETIVO, MAIS SE OS OBJETIVOS E OS ENVOLVIDOS SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES O QUE IRA MANTER ESSA RELAÇÃO?

    ResponderExcluir
  4. Os opostos se atraem? O que faz bons relacionametos afetivos?Amor? Paixão? Dinheiro? Felicidade? Uma boa transa? Acho que é horizontes mútuos. Dizer que felicidade, amor, etc. fazem bons relacionamentos é bem poético, mas na prática o que mantém um relacionamento são as linhas cruzadas no horizonte. Uma boa prova de que não é o amor que irá manter vocês vivendo sobre o mesmo teto é que sua mãe te ama incondicionalmente e você possivelmente não vive no mesmo teto que ela e as vezes nem a visita com frequência. Amor é uma coisa e sexo é outra. Posso amar sem transar e posso transar sem amar, posso transar amando e todas são experiências ótimas.Valeu

    ResponderExcluir
  5. Conhecer o que é diferente é sempre bom, é novo, mas não necessariamente é aquilo que se deseja em uma relação duradoura. Ter um relacionamento com objetivos ou gostos opostos, seja qual for a oposição, sempre geral conflito, onde uma das pessoas terá que abrir mão de sua opinião ou da sua razão para que essa relação continue. Por mais que essas pessoas se amem não acredito que essa relação seja pra sempre, pois se os objetivos não forem comuns e seus gostos também não, a relação começa a ficar ruim e ambos acabam cansando de fazer aquilo que as desagrada.

    ResponderExcluir
  6. O discurso é unísono no sentido de que um relacionamento com potencial é aquele em que o casal guarda certa identificação de pensamento, comportamento, objetivos... blá blá blá. Abstenho-me de formular novo discurso, e na minha insignificancia apenas cito: "O botão desaparece no desabrochar da flor, e poderia dizer-se que a flor o refuta; do mesmo modo que o fruto faz a flor parecer um falso ser-aí da planta, pondo-se como sua verdade em lugar da flor: essas formas não só se distinguem, mas também se repelem como incompatíveis entre si. Porém, ao mesmo tempo, sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual, longe de se contradizerem, todos são igualmente necessários. É essa igual necessidade que constitui unicamente a vida do todo." (Hegel)

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que conforme a bíblia 2Co 6:14: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? Pessoas diferentes terão muitas dificuldades, muitos problemas para enfrentar. Então o melhor mesmo é achar alguém o mais parecido possível com a gente..As chances são maiores de dar certo o relacionamento.

    ResponderExcluir
  8. OLA PARTICIPANTES DO BLOG DO FRANCHICO

    NO MUNDO DA GLOBALIZAÇÃO EM QUE VIVEMOS, PENSO QUE OS OPOSTOS REALMENTE SE ATRAEM, MAS NÃO NECESSARIAMENTE SE MISTURAM.

    ISTO QUER DIZER QUE A QUESTÃO DESTE RELACIONAMENTO AFETIVO-SEXUAL PODERÁ TER VIDA LONGA, SE EXISTIR, RESPEITO E NEGOCIAÇÃO RECÍPROCA EM RELAÇÃO AO PROJETO EXISTENCIAL DE CADA UM.

    A CHAVE PARA UM RELACIONAMENTO AFETIVO-SEXUAL ENTRE PESSOAS QUE POSSUEM JEITOS DE SER OPOSTOS, POSSUI A POSSIBILIDADE DE DAR CERTO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO GRADATIVA DE UM PROJETO DE VIDA EM COMUM DO CASAL, SEM ANULAR O PROJETO EXISTENCIAL INDIVIDUAL DE CADA UM.

    ISTO SE OPERA ATRAVÉS DE MEDIAÇÕES EXISTENCIAIS DIÁRIAS, ONDE O RESPEITO, CONFIANÇA E DIALOGO DEVEM SER A FONTE DE ALIMENTAÇÃO DA RELAÇÃO AFETIVA NO COTIDIANO DO CASAL.

    SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS

    FRANCHICO
    MEDIADOR FAMILIAR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir
  9. Nada insignificante o comentário anônimo de nosso colega, postado dia 12/01. Parabéns pela referência:"...essas formas não só se distinguem, mas também se repelem como incompatíveis entre si. Porém, ao mesmo tempo, sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual, longe de se contradizerem, todos são igualmente necessários.(Por Hegel) Realmente, novas teorias podem ser dispensadas, se buscássemos com mais sensibilidade tantas que já temos à disposição... É como garimparmos pelo mundo os seres que semelhantes ou não, estejam em sintonia nesse Todo que Somos.
    Grata pelo espaço, Franchico e sucesso no Blog!
    Márcia.

    ResponderExcluir
  10. existem uma forma comum de julgamentos de cada um, mas sinceramente a vida a dois ja é dificl, e quando nao tem afinidades acho que se torna insuportavel, no mundo quevivermos aondes homens e mulheres querem indepedencia pode surgir alguem que aceite se sacrficar em nome do amor pra poder ver o relacionamento dar certo, mas ate que ponto esse sacrificio vai matar a propria pessoa !eu mesma" olha o sonho de todos é viver um grande amor seja homemou mulher mas acho que esse amor de livros e e novelas nao existem é o sonhos de todos, mas nao existem. Bem ess blog é excelente pra pessoas pensarem um pouco será que o dificil e ate o impossivel podermos conseguir? nao sei? mas queria sinceramente se pudessemos vermos casais mas apaixonados e nao so a aparencia ou alguma amor construiido por novelas ou livros.beijos parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  11. NICK: TINIEL
    Procedência: Florianópolis

    Quem está certo é o Duda Cechinel: o que constrói um relacionamento é horizontes mútuos. Achei fantástica a reflexão dele sobre o amor de mãe.
    E aí fiquei pensando no amor de pai... É, de fato, meu pai foi o único homem que me amou incondicionalmente. Espero que lá no céu meu pai saiba que a recíproca sempre foi verdadeira. Morro de saudade de pescar com meu pai, de torcer nas competições que a gente assistia no SPORTV, do colo dele, das histórias dele, do mingauzinho de farinha láctea que ele fazia prá mim quando eu era criança.
    TINIEL

    ResponderExcluir
  12. Olá querido Francisco.

    Bom quanto aos opostos se atrairem, acredito eu que qualquer relacionamento seja ele opostos ou não para que de certe deve haver respeito, amizade, companheirismo e um deve respeitar o espaço individual do outro.
    Abraços a todos.

    Leonor

    ResponderExcluir
  13. Acredito que duas pessoas diferentes, podem manter um convívio gratificante, enriquecedor e evolutivo, desde que: o que os una seja muito forte como amor(sentimento que não se sabe de onde vem) e atração física(Afinidade sexual).Aliado a tudo isso, Uma grande dose de tolerância e desejo de investir naquela relação e lutar dia a dia por ela.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ PARTICIPANTES DO BLOG

    NA JORNADA DA VIDA GERALMENTE AS PESSOAS COM AS QUAIS NOS APAIXONAMOS SÃO OPOSTAS AO JEITO DE SER DA GENTE.

    CADA PESSOA POSSUI UMA PERSONALIDADE SINGULAR, MARCANTE DO SEU JEITO DE SER NO MUNDO.

    QUANDO A GENTE FICA MADURO E COMEÇA A TER MAIS LOCALIZAÇÃO EXISTENCIAL DO QUE NÃO QUEREMOS NO FUTURO DE NOSSA VIDA. TORNA-SE MAIS FACIL ESCOLHER ENTRE UMA PESSOA COM JEITO DE SER OPOSTO QUE NÃO SE MISTURA E NÃO UMA PESSOA OPOSTA. ESTA PESSOA ESCOLHIDA DEVERÁ ESTAR ABERTO AO DIALOGO E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS AFETIVAS E SEXUAIS.

    ABRAÇOS ECOLÓGICOS
    FANCHICO
    MEDIADOR EXISTENCIAL

    ResponderExcluir